quinta-feira, 12 de abril de 2012

Musée Belghazi


Musée Belghazi - Collection Mohammed Abdelilah BELGHAZI

A grata surpresa de Rabat foi descobrir um verdadeiro tesouro nacional chez Monsieur Belghazi - a família Belghazi é uma grande família de Fez que habitava o Palácio Belghazi no início do século XVIII.

Este colecionador extraordinário, uma sumidade na cultura do Marrocos, possui um acervo etnográfico inigualável de arte marroquina e tem inúmeras histórias para contar: dos seus trabalhos realizados para a Arábia Saudita, seus estudos de restauração na China, o resgate da cultura judaico-marroquina, a construção do maior astrolábio do mundo, as exposições em diversos países, à convivência com os maiores chefes de Estado do planeta.

Toda esta rica bagagem; entretanto, não afeta o carisma e a simplicidade de Mohammed Belghazi. Movido pela paixão e um trabalho metódico, este homem conseguiu concretizar o seu sonho: abrir o primeiro museu privado do Marrocos, o Musée Belghazi, hoje a serviço do patrimônio nacional e da cultura marroquina.

Foram anos de pesquisa e garimpo, iniciados por seu pai e passados de geração em geração, até que os Belghazi reunissem uma admirável coleção de jóias, costumes, manuscritos, armas e outros objetos do cotidiano marroquino dos séculos XVII ao XX, expostos para o prazer dos olhos em memória à cultura do Marrocos e acessível a quem se aventurar no mundo na busca “des trésors cachés”. Les voilà!






Symboles de protection pour la maison










Sceaux - Famille Royale