quinta-feira, 12 de abril de 2012

Musée Belghazi - Bijoux


Simbologia na joalheria marroquina

A crença no animismo (todos animais e objetos são animados por um espírito) foi crucial para o desenvolvimento das tradições artísticas no Marrocos.

Símbolos e motivos representando animais aparecem com freqüência na arte marroquina. Algumas peças, por exemplo, servem como proteção para quem as usa e cada animal representado assume diferentes significados. O peixe, comum em diversas tradições artísticas, representa a água e a chuva e, conseqüentemente, a fertilidade da terra e a prosperidade. O pássaro, muito citado no Alcorão como mensageiro entre o céu e a terra, está associado ao destino, sendo a águia, mais especificamente, o símbolo do poder. A salamandra e o lagarto são os caçadores do sol, provavelmente devido aos antigos cultos ao sol, e representam a busca da alma humana pela luz. A serpente está associada à fertilidade e à libido. A tartaruga, também muito comum, representa os santos, protegendo contra o mau olhado.

Além disso, duas partes do corpo humano – o olho e a mão – trazem grande proteção contra o mau olhado e estão presentes tanto na arte urbana quanto na rural. As noivas, as mulheres grávidas e os bebês são considerados os mais vulneráveis às forças do mal e, em geral, usam uma variedade destes pingentes.

Muito mais do que embelezar, portanto, o uso da jóia no Marrocos tem a função mágica de proteger.


Gouache - Moslem Bride from Salé, Jean Besancenot, early 20th-century


COIFFE DE MARIÉE RURALE (EN ARGENT)



COIFFE DE MARIÉE JUIVE URBAINE (EN OR)



BRACELETS RURAUX




PARURE DE TÊTE RURALE




ANNEAUX DE CHEVILLE




BANDEAUX/DIADÈMES URBAINES



















COLLIERS URBAINS











BOUCLE D'OREILLE



FIBULES









COFFRES À BIJOUX

Incrusté de nacre

En bois (Berbère)


ATELIER DES BIJOUX MAROCAINS