quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Arte Berbere - Marrakech


Parure du Souss, Bandeaux de tête, colliers et paire de fibules.


A cidade vermelha abriga o mais novo espaço dedicado à arte berbere.

A arte e o patrimônio berbere existem no Marrocos há milênios.
Basta ver todos os traços deixados por esta civilização ancestral para se convencer de sua riqueza e dos recursos que ela dispõe.
No Museu Berbere, localizado no coração do Jardim Majorelle, estarão expostos objetos provenientes de todas as regiões do Reino: bijoux e acessórios, tapetes, costumes e outros tesouros vindos do Rif ao Sahara, contabilizando ao todo mais de 600 peças.
A inauguração oficial do museu foi em 03/dez/2011.

A origem dos Imazighen
Segundo Ahmed Skounti, antropólogo do Instituto Nacional de Ciências, de Arqueologia e do Patrimônio de Rabat, os Imazighen – (singular: “Amazigh”) são os habitantes da África do Norte. Objeto de mitos, lendas e histórias, a sua origem remonta aos proto-mediterrâneos há mais de 9000 anos. O que faz a sua unidade é acima de tudo a sua língua e diversidade cultural, que foi mantida à imagem de sua terra, africana e mediterrânea.
Em Marrocos, há esta mesma característica, reflexo de uma natureza diversificada e com uma longa história tumultuada.
Em contato com os povos do Mediterrâneo, os berberes criam reinados os quais abrangem, com freqüência, um grande território em que se organizam paralelamente comunidades tribais poderosas, democráticas e belicosas.
Os impérios berberes são muçulmanos e continentais.